SAIBA COMO É FEITA A MEDIÇÃO DE AUDIÊNCIA DO IBOPE
Anualmente são investidos bilhões de reais em propaganda, o que define o destino de toda essa grana e a estratégia usada pelos programas da TV brasileira é um aparelho chamado Peoplemeter, uma caixa do tamanho de um decodificador de TV a cabo. Através dele, é possível saber qual emissora tem mais ou menos audiência, bem como os dias e horários de Pico.
Esse aparelho é usado há cerca de 20 anos para medir o hábito dos telespectadores pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), empresa que domina as pesquisas na área.
O Peoplemeter é o "espião" do Ibope na casa do telespectador. Funciona assim: ao ligar a TV, cada morador identifica-se por meio de uma tecla no controle remoto. O aparelho, então, passa a registrar os dados -o horário em que a TV é ligada e desligada, os canais assistidos, as trocas de canais e o tempo gasto em cada canal.
Na Grande São Paulo, os dados do Peoplemeter são transmitidos por ondas de rádio para a sede do Ibope, e a audiência na TV é calculada em tempo real, o resultado é disponibilizado quase simultaneamente aos clientes pela Internet.
Em outras cidades, as informações são coletadas uma vez por dia, por telefone, e divulgadas aos clientes no dia seguinte, após aproximadamente 30 minutos da computação dos dados.
No total, o Ibope utiliza cerca de 6.000 Peoplemeters, que estão instalados em mais de 3.500 domicílios e atingem aproximadamente 14 mil pessoas de nove regiões do país.
A maior região pesquisada é a Grande São Paulo, com cerca de 850 aparelhos instalados. A escolha das casas onde os aparelhos são instalados é feita por meio de amostragem, o mesmo princípio usado nas pesquisas de opinião pública do instituto.
domingo, 30 de agosto de 2009
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